Ela é uma velha conhecida do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e, nesta terça-feira (19), celebra uma marca rara entre sua espécie: a anta Margarida comemorou 32 anos. Para celebrar a data, ela recebeu um bolo feito com suas frutas preferidas no momento, melancia e maçã.
Segundo Aline Konell, médica-veterinária do Refúgio, o presente faz parte do enriquecimento ambiental, prática que estimula os animais com novidades e mudanças no ambiente. “Hoje ela recebeu um enriquecimento alimentar, que é um dos que ela mais gosta, com certeza, porque são itens diferenciados da dieta normal.”
Margarida vive no setor extra do RBV, mantido pela Itaipu Binacional em Foz Iguaçu (PR), em uma área de não exposição, devido às suas características comportamentais e à idade avançada.
Considerada um animal geriátrico, ela apresenta bons resultados nos exames de rotina, mas conta com adaptações especiais.
“Uma delas é o lago mais raso, para que ela consiga entrar com facilidade. Também procuramos mantê-la restrita ao contato com outros animais, já que ela não se dá tão bem em grupo e está acostumada a ficar sozinha, as antas são mais solitárias”, destacou Aline.
A expectativa de vida das antas é de 25 a 30 anos, mas há registros de animais que ultrapassaram essa média.










