Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Eletrovia, para abastecer carros elétricos, vai ligar Foz do Iguaçu a Paranaguá

Por Vinícius Ferreira
27 março, 2018
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
O governador e o presidente da Copel, Antonio Guetter, inauguram o eletroposto de Curitiba. Foto: Orlando Kissner/ANPr

O problema dos carros elétricos é a autonomia, que não passa de 200 km. Quer dizer, não dá pra ir de Foz do Iguaçu a Curitiba; aliás, nem a Guarapuava. Mas este problema vai acabar.

O governo do Estado anunciou hoje, 27, a primeira eletrovia do Brasil, que vai cortar todo o Paraná, de Foz do Iguaçu a Paranaguá, no Litoral.

Notícias Relacionadas

Ponte da Integração será inaugurada nesta sexta (19)

Confira o avanço do projeto da filial do Museu Pompidou em Foz

Pista de Pump Track Emílio Ruiz será inaugurada hoje (17)

Os dois primeiros, dos oito eletropostos do trajeto, entram em fase de testes em Curitiba e Paranaguá, e inicialmente farão recarga gratuita de carros elétricos.

Já quase fora do governo, para se candidatar ao Senado, o governador Beto Richa disse que a Copel dá exemplo ao Brasil ao impulsionar o uso de energia limpa e mais barata. “É uma tendência mundial. A troca de automóveis convencionais por elétricos é uma importante transformação tecnológica do sistema energético”, disse o governador.

“A troca de carros convencionais pelos elétricos vai transformar o setor de mobilidade e a Copel pretende oferecer uma rede de energia robusta e inteligente para essa mudança”, explicou o presidente da estatal, Antonio Sergio Guetter. Ele avalia que a iniciativa do Paraná abre espaço para o desenvolvimento dos carros elétricos no País.

“Nós identificamos três grandes tendências. A primeira é a inovação tecnológica dos carros elétricos, a segunda é a mudança do comportamento do consumidor, que pretende ter domínio sobre seus custos de energia e dos insumos que utiliza, e a terceira o esforço internacional para reduzir as emissões de carbono”, disse.

Parceria com Itaipu

O projeto da eletrovia é uma parceria entre a Copel e a Itaipu Binacional. Vale lembrar que Itaipu é pioneira na produção de carros elétricos, em parceria com montadoras e outras instituições.

O investimento inicial, realizado pela Copel, é de R$ 5,5 milhões. Tanto eletroposto de Curitiba como o instalado no Litoral começam a funcionar nesta terça-feira.

Ainda neste ano serão instalados eletropostos em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. A autonomia dos carros elétricos é em torno de 150 quilômetros e as unidades foram projetadas para ficar a cerca de 100 quilômetros de distância uma da outra.

Como o setor ainda não está regulamentado pela Aneel, a iniciativa está no âmbito da pesquisa e por isso não há cobrança dos usuários, explica o diretor-geral de Itaipu, Luiz Fernando Viana. “Ainda não há estimativa de custo, mas provavelmente será o custo de energia de um consumidor de baixa tensão”, afirma.

Potência

Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil.

As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

Carros elétricos

De acordo com a FGV Energia, com dados da International Energy Agency (IEA), o estoque mundial de carros elétricos até 2030 deve atingir 140 milhões – 10% da frota total de veículos leves de passageiros. A frota atual é de 3,3 milhões de veículos elétricos no mundo.

Países como Noruega, Índia e Alemanha já têm metas de banir carros movidos a combustíveis fósseis nos próximos anos. A expectativa é que sejam comercializados entre 1,7 milhão e 2 milhões de veículos elétricos e híbridos no mundo em 2017. No Brasil, a frota de veículos elétricos puros e híbridos em 2016 era de 2,5 mil unidades.

Internacionais

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente de Portugal, José Mendes, que participou do evento, a iniciativa do Governo do Paraná vai ao encontro dos protocolos internacionais para redução de emissão de poluentes. “A intenção é descarbonizar a cadeia toda e a Copel está fazendo isso, ao gerar energia de uma fonte limpa e proporcionar essa energia renovável para a mobilidade”, disse.

Durante o evento, a Copel e a Prefeitura de Curitiba assinaram um protocolo de cooperação técnica e científica pelos próximos dois anos na área de energias renováveis. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, considera que o futuro está no desenvolvimento de soluções que utilizem energias renováveis.

“A cada grau que a Terra esquenta a chuva aumenta em 10% em volume. Vamos utilizar a inteligência da Copel a favor da cidade”, disse ele, que citou entre os projetos, a instalação de plantas de energia solar na sede da prefeitura, na rodoferroviária e nas ruas da cidadania, além de conjuntos de habitação popular.

“Também temos a ideia de fazer uma pequena usina hidrelétrica no Barigui e uma usina de compostagem e aproveitar o gás do lixão da Caximba para geração de energia”, antecipou.

Tags: Geral
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Fotos do dia 2: desabamento de mercado

10 janeiro, 2019
976
Notícia

PTI começa o ano com três grandes obras em andamento. Veja quais são

3 janeiro, 2019
139
Notícia

Prefeito Chico Brasileiro reajusta os preços dos sepultamentos. São de “cortar a alma”

26 dezembro, 2018
118
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto ilustrativa: Pixabay

A volta do calor

15 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: PMFI

Vem aí uma semana natalina que pode ser chuvosa

17 dezembro, 2025
2
O Ministro das Relações Exteriores, Ruben Ramirez, e o Secretário de Estado, Marco Rubio, com o Acordo sobre o Estatuto das Forças (SOFA). Captura de vídeo.

Paraguai regulariza a atuação de militares norte-americanos no país

15 dezembro, 2025
1
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Queda brusca de temperatura e muita chuva

11 dezembro, 2025
4
Foto da operação: divulgação

Enfim, receptadores de fios de cobre são alvo de operação no Paraná

17 dezembro, 2025
1

Notícias Populares

  • Foto: Jonathan Campos/AEN

    Conheçam os novos procuradores do Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Inauguração da Pista de Pump Track Emílio Ruiz foi adiada

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Cuidado com os escorpiões, gente!

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Inauguração da Pista de Pump Track Emílio Ruiz foi adiada

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Fim de semana de sol e chuva

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais