Depois de aguardar ansiosamente pela abertura da Perimetral Leste, para desafogar o tráfego de veículos no centro de Foz do Iguaçu, a população do município vivencia agora uma briga entre o Dnit e o governo do Paraná para liberar a obra.
A obra, entregue pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última quinta-feira (11), reduziu em 18% o tráfego de caminhões na área central da cidade, de acordo com a prefeitura.
Porém, na sexta-feira, 12 de dezembro, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) interditou 10 km da via.
O órgão alega “que o trecho ainda não está apto, no momento, para o tráfego de veículos, sendo necessário o imediato bloqueio do fluxo, até que o trecho localizado entre o trevo sobre a BR-277 até o trevo do Carimã sobre a BR-469, atenda, de forma plena, as normas técnicas de engenharia do DNIT e o Código de Trânsito Nacional”
Por sua vez, o Codefoz e o Codetri, conselhos de desenvolvimento de Foz do Iguaçu e da região trinacional, cobraram oficialmente, ontem (14), órgãos federal e estadual um posicionamento técnico e objetivo sobre abertura, operacionalização e uso seguro da via.
O documento é endereçado ao DNIT e ao DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), destacando a urgência por respostas técnicas e objetivas sobre o tráfego na nova rodovia e sua interface logística e operacional com a segunda ponte, incluindo a cobrança por prazo oficial para as entregas e inaugurações.


