O Detran-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná) vai atualizar os procedimentos do teste prático de direção para a primeira habilitação, com foco em habilidades reais no trânsito e condução defensiva.
A principal mudança é o fim da exigência da baliza, manobra que hoje é responsável pela maior parte das reprovações no exame. Uma portaria estadual vai oficializar as novas regras para aplicação em todo o Paraná.
A atualização deve reduzir o índice de reprovação, que atualmente chega a 50%.
O que muda no teste prático da CNH no Paraná
Com a nova regra, o exame deixa de priorizar manobras específicas e passa a avaliar o candidato principalmente pela capacidade de conduzir com segurança e respeito às normas de trânsito.
Entre os itens que serão avaliados no novo formato estão:
-
respeito à sinalização e à preferencial
-
circulação adequada e controle do veículo
-
aceleração e frenagem corretas
-
uso correto da seta
-
itens obrigatórios de segurança
-
comportamento defensivo no trânsito
Por que a baliza será retirada do exame
Segundo o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a baliza exige uma habilidade específica que nem sempre representa a capacidade do candidato de dirigir com segurança.
“Não é razoável reprovar um candidato que demonstra pleno domínio do veículo em circulação, respeito às regras e comportamento defensivo, apenas porque não executou perfeitamente uma manobra que, na vida real, o próprio cidadão pode escolher não realizar”, afirmou.
Baliza é responsável por mais de 90% das reprovações
De acordo com o Detran-PR, uma amostragem feita com os últimos 300 testes aplicados na 1ª Ciretran, em Curitiba, apontou que:
-
a baliza representou 90,6% das reprovações
-
candidatos chegaram a precisar de até quatro retestes
-
o índice geral de reprovação é de 50%
Objetivo é aumentar segurança viária e focar no que causa acidentes
Roveda reforçou que os principais fatores ligados a sinistros de trânsito não estão ligados ao estacionamento, mas sim a condutas de risco.
“Os dados mostram que atualmente os maiores responsáveis por sinistros de trânsito são o excesso de velocidade, uso de celular e alcoolemia”, completou.
Com isso, o Detran quer direcionar o exame para comportamentos que realmente impactam a segurança nas ruas e rodovias.
