A derrubada pelo Congresso Nacional do decreto presidencial que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) deve beneficiar os brasileiros que fazem compras no Paraguai.
Medida que buscava ampliar a arrecadação para cumprir a meta fiscal de 2025, foi rejeitada na noite de ontem, quarta-feira (25), pela Câmara dos Deputados, com 383 votos a favor da revogação e 98 contrários, e, horas depois, em votação simbólica no Senado Federal.
Segundo levantamento do portal ClickFoz, para quem compra no Paraguai, a decisão representa uma boa notícia, porque as alíquotas elevadas estavam em vigor desde 22 de maio. Agora, com a revogação, voltam a valer as condições anteriores.
“As casas de câmbio em Foz do Iguaçu voltam a ter vantagem frente às casas de Ciudad del Este e às taxas praticadas no comércio”, afirma o portal.
Além disso, o pagamento via Pix, que tinha IOF de 3,5%, retorna à alíquota de apenas 0,38%, tornando-se novamente a opção mais vantajosa para turistas brasileiros.
A mudança, na prática, precisa ser publicada no DOU (Diário Oficial da União), para que o turistas notem as vantagens. Publicação deve ser feita ainda nesta quinta-feira (26).
