O governo do Paraná comemorou no sábado, 9 de agosto, a conclusão de 70% das obras da Ponte de Guaratuba.
Segundo foi divulgação, “a construção, que está entre as mais aguardadas pelos paranaenses, com acompanhamento praticamente em tempo real, teve importantes avanços nos acessos viários, que ligarão a estrutura principal à PR-412, nos dois extremos da Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná”.
Traduzindo: a obra está sendo construída a toque de caixa, por uma exigência do governador Ratinho Jr.
Contraste
Porém, na outra ponta do Paraná, em Foz do Iguaçu, onde estão localizadas uma das mais importantes atrações turísticas do Brasil e do mundo, a obra de duplicação da BR-469, mais conhecida como Rodovia das Cataratas, iniciada em 2022, que deveria ser entregue em no primeiro semestre de 2024, capenga nos 65% de conclusão.
Pior: as obras de duplicação, também sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) como a ponte, estão infernizando o funcionamento de hotéis e o comércio turístico localizado às margens da rodovia.
Pior ainda: o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) manifestou na quinta-feira, 06 de agosto, preocupação com a ausência de iluminação e sinalização adequadas nas obras de duplicação da rodovia da BR-469.
E, para piorar ainda mais a situação, a obra não pode ser acompanhada em tempo real.
Sem informações
Em reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e empresas envolvidas, a entidade cobrou medidas imediatas para garantir a segurança de motoristas, pedestres e turistas, que enfrentam riscos crescentes devido à precariedade da via.
A reunião, que visava discutir a segurança e a comunicação relacionadas à BR-469, revelou a falta de coordenação entre os órgãos responsáveis. Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis/IHGT, expressou a frustração da entidade com a ausência de representantes-chave.
“Foi uma reunião frustrante para nós do trade turístico”, afirmou Rorato.
“Convidamos representantes de três instituições – o DNIT, DER/PR e Dalba Construtora –, mas somente um fiscal do DNIT compareceu, e ele não tinha todas as informações para nos dar.”
Resumo da ópera: pelo visto, o DER/PR, do governador Ratinho Jr., parece não estar nem aí com as obras da duplicação, ao contrário do que acontece com as obras da Ponte de Guaratuba.

Fotos: DER-PR
Com informações da AEN e Rádio Cultura










