Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Em comentário no Não Viu?, renomado pesquisador diz que pesca é uma baixa ameaça ao dourado

Por Vinícius Ferreira
9 janeiro, 2019
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Ângelo Antonio Agostinho. Foto: Câmara Municipal de Maringá

Um dos mais renomados pesquisadores brasileiros (talvez, o mais renomado) na área de ictiofauna, pesca, limnologia, manejo e conservação de recursos ictiofaunísticos em reservatório e áreas úmidas, Ângelo Antonio Agostinho, postou, no Não Viu?, um comentário sobre a notícia da proibição da pesca do dourado no Paraná, que merece ser destacado.

Em síntese, ele ressalta que a pesca, amadora ou profissional, causa um prejuízo muito pequeno para a espécie, que, por sinal, não está em extinção.

Notícias Relacionadas

Alteração de tráfego no acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

Só as Ceasas de Foz e Cascavel abrirão no dia 2 de janeiro

Ou seja: a Lei que proíbe a pesca do dourado, sancionada pela ex-governadora Cida Borghetti, em dezembro passado, é, praticamente, inócua – pra não dizer demagógica e sem qualquer respaldo científico.

O problema, na verdade, está no fato do dourado ter sido introduzido artificialmente (talvez, criminosamente?) no Rio Iguaçu, acima das Cataratas, onde ele nunca existiu e agora está devorando espécies nativas de pequeno porte.

Vamos ao que diz o pesquisador.

“Sem dúvidas, o objetivo da Lei 19789 é fomentar a pesca esportiva (pesque e solte). Mas isso é travestido de conservação na sua proposição.

É oportuno destacar que a espécie não figura sequer na lista de especies ameaçadas do MMA. Pelo contrário, vem se constituindo em ameaça a varias espécies ameaçadas de extinção quando fora de sua bacia (ver http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/fauna-brasileira/livro-vermelho/volumeII/Peixes.pdf).

Pela sua característica de espécie migradora e seu papel como espécie de espécie chave na bacia do Rio Paraná, sua conservação é realmente recomendada. Isso, no entanto, se faz sem manipulação das populações. O segredo está na manutenção dos seus habitats e da conectividade entre eles.

Seus maiores inimigos são a incorporação das várzeas ao sistemo produtivo, remoção da mata ciliar e represamentos, A intensidade do impacto da pesca esportiva ou profissional sobre essa e outras espécies é muito baixo, se comparado a essas fontes.

Portanto, se o objetivo fosse conservação, seria muito mais efetivo a imposição de restrições às Hidrelétricas previstas para os principais tributários do trecho livre do rio Paraná. Não são esses os esforços que temos visto dos agentes públicos. Essas hidrelétricas ou PCHs são efetivamente a ameaça que paira sobre a fauna migradora (peixes de maior porte) da bacia”.

 

Tags: Meio Ambiente
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Projeto de Lei sobre o uso de canudos biodegradáveis recebe parecer favorável, depois que as multas previstas foram excluídas

15 março, 2019
70
Notícia

Ação integrada desmonta criadouro clandestino de pássaros exóticos na fronteira com a Argentina.

12 março, 2019
203
Notícia

Ação integrada combate crimes ambientais em rio e já apreendeu 25 barcos

21 fevereiro, 2019
24
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Atriz Cristiana Oliveira volta ao Complexo Dreams Park Show com a filha e o neto

2 dezembro, 2025
1
Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

1 dezembro, 2025
5
No centro da foto, ministra Gleisi Hoffmann, o superintendente do Parquetec, Irineu Colombo, e do diretor-geral brasileiro da IB, Enio Verri, na solenidade de inauguração. Foto: IB/divulgação

Itaipu reabre escritório em Curitiba, agora em nome da Itaipu Parquetec

4 dezembro, 2025
2
Ilustração do futuro museu: divulgação

Esta nota é para os interessados em opinar sobre o museu Pompidou de Foz

4 dezembro, 2025
1
Entrega de celulares recuperados. Foto: divulgação

Polícia Civil em Foz explica a necessidade do IMEI para recuperar celular roubado

4 dezembro, 2025
1

Notícias Populares

  • Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

    Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Saiba o que funcionará no recesso de fim de ano na Prefeitura de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vestibular Unioeste 2026: prova será neste domingo (07) com recorde de inscritos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais