Ciudad del Este, do outro lado da Ponte da Amizade, continua consolidando sua posição como um dos principais polos turísticos e comerciais do Paraguai, registrando um aumento de 116% no volume de compras feitas por turistas estrangeiros com cartões de crédito e débito, nos primeiros 14 dias de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados fornecidos pelo Bancard à Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), os visitantes internacionais realizaram transações avaliadas em aproximadamente US$ 21 milhões, com Ciudad del Este registrando o maior volume de transações.
Os turistas argentinos lideram o ranking de compradores, seguidos de perto pelos brasileiros, destacando o papel estratégico da tríplice fronteira para impulsionar a economia nacional por meio do turismo de compras.
Boom de compras
“Ciudad del Este não é apenas um destino de compras, mas também uma porta de entrada para o turismo de natureza, a cultura e as experiências únicas no Paraguai”, afirmou a ministra do Turismo, Angie Duarte
Além do boom de compras, Ciudad del Este apresenta um desempenho notável na ocupação hoteleira, atingindo 95% da capacidade, segundo dados da Associação de Hotéis do Alto Paraná (Ashotel).
Com base no cadastro hoteleiro Registur, a cidade conta com 68 hotéis, 2.438 quartos e 4.442 leitos disponíveis.
Duarte enfatizou que essa alta demanda reflete o fato de que o turismo de compras não é mais uma opção para muitos visitantes.
“O início das férias já projeta um impacto econômico de mais de US$ 1,3 milhão só nos primeiros dias do mês”, acrescentou.