Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Ciudad del Este mudou, “pero no mucho”, principalmente devido a “ataques de piranhas”

Apesar do investimento de muitos empreendedores e da melhora no atendimento aos visitantes, a cidade ainda é maltratada.

Por Vinícius Ferreira
21 março, 2023
| 3 minutos de leitura |
Ponte da Amizade tendo ao fundo Ciudad del Este. Foto: Cris Loose

Ponte da Amizade tendo ao fundo Ciudad del Este. Foto: Cris Loose

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Texto e fotos de Cris Loose, especial para o Não Viu?

Fazia tempo que eu não cruzava a Ponte da Amizade até Ciudad del Este que, no caso de quem mora aqui na tríplice fronteira, é considerada praticamente uma extensão da cidade. Algumas coisas melhoraram e muito. Outras não acompanharam o mesmo ritmo. Aliás, tem situações que parecem fazer parte da cultura da nossa região.

Notícias Relacionadas

PRF apreende drogas e pistola “premium” após perseguição em Toledo (PR)

Retire o carnê do IPTU 2026 nos shoppings de Foz!

Alívio para os ouvidos! Escapamentos barulhentos são destruídos em Foz

Piranhas – A primeira delas a gente encontra logo ao atravessar a ponte. São os chamados “piranhas”.

Eles querem saber o que você vai comprar e insistem em te levar até determinada loja. Muitos estão trabalhando corretamente, mas o problema é que esse “acompanhamento” pode não ser seguro e se você der conversa, pode se dar mal.

De acordo com a Liliana Flores, da Divisão de Turismo da prefeitura de Ciudad del Este, um grupo de 20 pessoas foi treinado para atuar orientando os turistas. São os chamados “promotores locais de turismo de compras”.

Alguns dizem ser funcionários da municipalidade (prefeitura) e mostram crachás com código QR e tudo. Fui abordada por dois deles, em situações diferentes e o detalhe é que apesar da conversa idêntica, os crachás eram diferentes.

Liliana explicou que os crachás são diferentes porque eles fazem partes de grupos diferentes e esclareceu que “eles não são funcionários da prefeitura, embora alguns tenham sido treinados para auxiliar e orientar os turistas”.

Liliana também falou que o Escritório de Defesa do Consumidor está funcionando, no centro da cidade, e que as pessoas que se sentirem lesadas devem procurar auxílio.

Os números para contato com a Defesa do Consumidor são: +595 61 500 805 ou o +595 973 592 792.

Já o promotor Edgar Torales, disse quea essa função de “guia de compras” que vem sendo habilitada pela Prefeitura de Ciudad del Este não existe e que já pediu informações para a administração municipal. “Nós estamos tendo problemas com isso”, falou.

De qualquer forma, o ideal é buscar informação antes de cruzar a fronteira e ir até os locais que foram indicados, ou ainda, pedir informações para os seguranças das lojas e dos shoppings. Pelo menos por eles fui bem orientada.

Cenário de guerra – Na baixada da avenida Adrián Jara, no coração comercial de Ciudad del Este, encontrei uma situação que mais parecia cenário de guerra. De acordo com taxistas e comerciantes, obra do descaso da prefeitura, que não arruma as vias.

“Com as chuvas, os pedaços de pedra e de asfalto descem tudo aqui. Até essa mureta foi construída para evitar que a água invada as lojas”, comentou um taxista.

Outra pessoa reclamou da atual administração municipal, dizendo que “não é feito nada aqui nessa região central e quando chove vira um caos”.

Uma imagem que reflete bem o significado de caos é o emaranhado de fios nos postes da área central. Perguntei a um comerciante se aquilo era seguro e ele respondeu “normal”.

Normal também é o trânsito caótico, pelo menos no chamado microcentro e na ponte da amizade.

No ritmo dos motociclistas – Na volta, a pé pela Ponte da Amizade, é comum encontrar motociclistas parados à direita da pista de retorno, logo na saída do Paraguay, se comunicando pelo WhatsApp.

Eles trocam informações sobre a fiscalização no lado brasileiro e esperam o “melhor momento” para voltar para o Brasil, sem passar pela abordagem da Receita Federal.

Verdadeiras artimanhas para trazer mercadorias das mais diversas, no modelo “formiguinha”.

E para resumir, tem coisas que “solamente acá” são normais.

 

@crisloosecompartilha

Tags: Tríplice FronteiraÚltimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: divulgação
Notícia

PRF apreende drogas e pistola “premium” após perseguição em Toledo (PR)

20 março, 2026
2
Notícia

Retire o carnê do IPTU 2026 nos shoppings de Foz!

20 março, 2026
1
Foto: divulgação
Notícia

Alívio para os ouvidos! Escapamentos barulhentos são destruídos em Foz

20 março, 2026
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Ilustração: divulgação

Brasileiros lideram a lista de expulsões do Paraguai entre janeiro e fevereiro de 2026

18 março, 2026
1
Foto ilustrativa: internet

PCPR prende suspeito de homicídio de gari em Foz do Iguaçu

18 março, 2026
1
Foto: divulgação

Quer dinheiro para eventos em Foz do Iguaçu?

16 março, 2026
1
Usina de Itaipu. Foto: divulgação/IB

Veja quais cidades lideram o recebimento de royalties da Itaipu em 2026

16 março, 2026
1
Foto: divulgação

Tempestade fecha parque ecológico da Itaipu no Paraguai

16 março, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto: Pixabay

    Atenção, diabéticos! Foz inicia projeto piloto com nova insulina para idosos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • As boas e más notícias sobre a duplicação da Rodovia das Cataratas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Novo capítulo da novela da Ponte da Integração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Estacionamento é um dos desafios da nova diretoria da Acifi

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • R$ 15: Eco Park Foz promove final de semana solidário com troca de leite por desconto

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais