Casa paroquial da igreja mais antiga de Foz tem a maior reforma em quase 100 anos

A expectativa é que em janeiro a parte externa da edificação esteja concluída. O prédio integra o circuito de turismo religioso da diocese

Foto das obras de reforma: divulgação

A quase centenária casa paroquial da Matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu, está passando pela maior restauração de sua história.

A reforma do local, que abriga a secretaria e a casa dos padres, iniciada em agosto, deve durar três meses.

A expectativa é de que em janeiro a cidade contará com um prédio histórico totalmente repaginado e integrado ao circuito de turismo religioso da diocese. No local também funcionará uma loja de venda de souvenires com temas religiosos.

Inicialmente, a reforma previa apenas a pintura da edificação, mas constatou-se que havia necessidade de uma manutenção mais profunda, pois com o passar dos anos a casa paroquial sofreu desgastes com as intempéries.

Foi necessário retirar o reboco antigo, substituído por materiais mais resistentes, mas respeitando a arquitetura de uma edificação quase centenária.

Construída na década de 1930, a casa paroquial conta com aproximadamente 1.000 metros quadrados de área construída. São 620m² no pavimento térreo e 470m m² no pavimento superior.

Em 24 de junho de 2024, a Igreja São João Batista, a mais antiga de Foz do Iguaçu, completou 100 anos. A paróquia está instalada no local mais alto da cidade e sua torre pode ser vista de diversos pontos, o que chama a atenção de visitantes.

Sair da versão mobile