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Baixo custo, alto susto. Pneu de Boeing estoura na decolagem, em Assunção

Por Vinícius Ferreira
31 dezembro, 2018
| 2 minutos de leitura |
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Foto: La Naciõn

A empresa aérea Flybondi, considerada de baixo custo, teve vários problemas com seus voos na Argentina. Há 15 dias no Paraguai, registra agora lá seu primeiro azar: um pneu arrebentou-se na decolagem.

Foto: La Nación

Ao levantar voo de Assunção, o Boieng da Flybondi deixou na pista as marcas do pneu, o que fez com que a torre de controle avisasse o comandante e também as torres de controle na Argentina. O voo, que ia ao aeroporto de El Palomar, teve que aterrissar em Ezeiza.

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Não houve problemas na aterrissagem, graças aos alertas e à atuação das equipes de emergência.

A Diretoria de Aviação Civil do Paraguai disse que em todos os voos é feita uma checagem prévia, antes da decolagem.

E isso teria ocorrido com o avião da Flybondi, segundo informa o jornal La Nación, de Assunção.

A empresa agora será checada pelas autoridades aéreas do Paraguai. Pra manter a licença, será comprovado se ela cumpre as exigências de controle internacional.

É o primeiro problema mais sério com a Flybondi no Paraguai, se forem descontados alguns atrasos em voos, considerados normais porque ela recém iniciou a operação.

Mas, na Argentina, já houve casos de assustar com a aérea de baixo custo.

Cauda bate no chão

A batida da cauda no solo deixou marcas e provocou avarias que interromperam o voo.

Um dos voos que seguia de Puerto Iguazú a Mendoza teve que fazer pouso de emergência em Córdoba, devido a problemas mecânicos. Só na terceira tentativa de aterrissagem o avião conseguiu chegar ao solo.

O que provocou o problema foi a situação em que a cauda faz contato com a pista, não só durante a decolagem, mas também no posto. Em inglês, o termo é “tail strike”, isto é, o toque da cauda no solo.

É um dos acidentes mais frequentes na aviação internacional. Representa 50% de todos os casos, embora a taxa de acidentes fatais provocados pela “tail strike” seja baixa (menos de 18%).

Mas, sempre que ocorrem, esses acidentes provocam danos materiais no avião, às vezes graves, exigindo reparos rigorosos da aeronave para que ela recupere sua navegabilidade.

Uma das falhas afetou os flaps do Boeing 737, o que gerou sérias dificuldades para aterrissar.

Voo interromido

Com 15 anos de serviços, a primeira falha do Boeing, com a Flybondi, foi no voo inaugural na Argentina, em 22 de janeiro deste ano. O avião só pôde manter-se no ar por 12 minutos, tendo que aterrissar de emergência em Córdoba devido a uma falha nos motores e nos freios.

Quando dizem que o barato sai caro…

Tags: AviaçãoSusto
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