Bagagens de mão: saiba o que pode e não pode levar nas viagens aéreas

A recomendação geral é que, em caso de dúvida, o passageiro consulte a companhia aérea ou procure a equipe de apoio do aeroporto

Aeroporto de Foz do Iguaçu. Foto: divulgação

Com o aumento no fluxo de passageiros, causado principalmente pela temporada de férias escolares, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu — administrado pela Motiva Aeroportos — reforçou as orientações aos passageiros sobre documentação necessária para menores de idade e regras para bagagens de mão.

A recomendação é que pais e responsáveis planejem com antecedência os detalhes da viagem, principalmente no que diz respeito à identificação de crianças e adolescentes, evitando contratempos na hora do embarque.

Regras para embarque de menores de idade

Viagens nacionais

Viagens internacionais

Além da documentação, o aeroporto chama atenção para os itens proibidos ou restritos na bagagem de mão, sobretudo durante o embarque no canal de inspeção de segurança (raio-x). Segundo Rafael Maia, supervisor de Operações e Segurança da Motiva, muitos objetos acabam sendo retidos por desconhecimento das regras.

“Durante as férias, o número de passageiros cresce bastante e, com ele, também aumentam os itens retidos no raio-x. Nosso objetivo é orientar para que a viagem comece com conforto e segurança”, afirma Maia.

Itens proibidos na bagagem de mão:

Itens permitidos com restrição:

A lista completa pode ser consultada na Resolução nº 515 da ANAC. A recomendação geral é que, em caso de dúvida, o passageiro consulte a companhia aérea ou procure a equipe de apoio do aeroporto.

“Viajar é maravilhoso, mas começa antes do embarque. Informar-se sobre o que pode ou não ser levado evita filas, atrasos e garante uma experiência mais leve”, reforça Rafael Maia.

Sobre o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Inaugurado em 1974, o Aeroporto de Foz do Iguaçu é porta de entrada para as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, e ponto estratégico para o turismo na Tríplice Fronteira. Sob administração da Motiva desde março de 2022, o terminal passou por um amplo processo de modernização em 2024, com investimento de R$ 350 milhões.

 

Sair da versão mobile