Nesta segunda-feira, 30 de junho, chegaram ao Paraguai as quatro primeiras aeronaves Super Tucano, de um lote de seis, adquiridas pelo Paraguai para fortalecer o controle do seu espaço aéreo.
“É um enorme salto tecnológico em relação ao que temos atualmente e faz parte de um esforço muito mais amplo”, disse o presidente Santiago Peña.
Os quatro A-29 chegaram à Primeira Brigada Aérea sob o comando de pilotos paraguaios treinados no Brasil para operar essas aeronaves, que hoje são as mais modernas da Força Aérea Paraguaia.
De fato, a aquisição dessas aeronaves é a mais significativa no setor de defesa dos últimos 38 anos.
Os aviões fabricados pela Embraer exigiram um investimento de aproximadamente US$ 106 milhões do Paraguai, e o contrato inclui o treinamento de oito pilotos e doze mecânicos.
O dinheiro foi emprestado pelo governo brasileiro por intermédio do BNDES.
“Hoje, o Estado paraguaio investe em defesa e segurança não mais para confrontar seus vizinhos; isso é coisa do passado. Hoje, enfrentamos diferentes perigos: o crime organizado, o narcotráfico e crimes transnacionais que não conhecem fronteiras”, disse o presidente durante a cerimônia oficial de boas-vindas à aeronave.
Ele enfatizou que a chegada dessas aeronaves representa a realização de um sonho de décadas, com o objetivo de fortalecer o controle do espaço aéreo nacional.