Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Atenção, pescadores! Saibam quantos equipamentos de pesca já foram apreendidos pelo IAT na bacia do Rio Paraná

Desde o dia 1º de novembro, é proibida a pesca predatória de espécies nativas em toda a bacia hidrográfica do Rio Paraná

Por Vinícius Ferreira
16 dezembro, 2020
| 2 minutos de leitura |
IAT apreende equipamentos de pesca ilegal nos rios Ivaí, Paraná e Piquiri. Foto: IAT/Divulgação

IAT apreende equipamentos de pesca ilegal nos rios Ivaí, Paraná e Piquiri. Foto: IAT/Divulgação

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, finalizou nesta semana mais uma força-tarefa de fiscalização contra a pesca ilegal. A ação foi realizada nos rios Ivaí, Paraná e Piquiri, e faz parte das ações programadas para a temporada de verão 2020/2021.

Foram apreendidos 58 equipamentos e mais de 1400 metros de rede. O gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Alvaro Cesar de Góes, informa que durante a temporada de verão, o IAT irá realizar diversas ações de fiscalização no Interior do Estado.

Notícias Relacionadas

Rio Paraná começa a baixar em Foz, mas alerta continua nas áreas ribeirinhas

Atenção, motoristas: Rodovia das Cataratas terá mudanças no trânsito a partir desta terça

Viu um buraco na rua? Silva e Luna quer ajuda da população para identificar os problemas

“O objetivo é coibir possíveis práticas ilegais que possam ocorrer até o final do mês de fevereiro de 2021, data que em termina o período de piracema em todos os rios do Paraná”, disse.

PIRACEMA – Desde o dia 1º de novembro, é proibida a pesca predatória de espécies nativas em toda a bacia hidrográfica do Rio Paraná. A restrição é instruída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), pela Instrução Normativa nº 25/2009, e acontece há mais de 15 anos.

A determinação protege todas as espécies nativas do Estado no período em que a maioria delas se reproduz. Fazem parte desse grupo o bagre, dourado, jaú, pintado e o lambari.

A proibição compreende todo o Rio Paraná, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

FORÇA-TAREFA – Ao todo, 11 agentes fiscais dos Escritórios Regionais do IAT em Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Toledo e Umuarama percorreram trechos em embarcações e por terra ao longo dos rios Ivaí, Paraná e Piquiri.

A força-tarefa foi realizada desde o município de Tapira, abrangendo também Douradina, Ivaté, Icaraíma, Alto Paraíso e Altônia (Noroeste), até Guaíra, no Oeste do Estado.

O coordenador da ação e chefe do Escritório Regional de Maringá, Antonio Carlos Cavalheiro Moreto, explica que durante quatro dias foram localizados e retirados boa quantidade de materiais armados de pesca predatória como redes, espinhel e Anzóis de Galho.

“Nas redes, foram encontrados apenas dois peixes vivos que foram devolvidos aos rios para que consigam concluir sua reprodução. Quando encontramos peixes que não estão aptos à soltura, eles são doados a entidades filantrópicas para que sirvam de alimentos, o que não foi o caso dessa fiscalização”, afirmou.

Dos materiais, os que não puderem ser encaminhados à reciclagem, como molinetes e carretilhas, também são doados para serem convertidos em renda a entidades filantrópicas.

Entre os equipamentos de pesca apreendidos na fiscalização, estão 12 cordas de espinhel com aproximadamente 800 metros comprimento ao todo, cerca de 1.460 metros de redes de diversas malhas armadas, 20 anzóis de Galho, 13 molinetes, carretilha e caniço, dois covos, uma tarrafa, e dez boias loucas.

Foram lavrados cinco termos de apreensão como ignorado, ou seja, materiais apreendidos por estarem armados nos rios ou que foram abandonados pelos infratores com a chegada da fiscalização.

Tags: Na terra das Cataratas e da ItaipuÚltimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar
Faça parte da Comunidade
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp.
Entrar na Comunidade

Relacionados +Conteúdos

Ilustração: Unioeste
É bom saber!

Pesquisa da Unioeste revela disputa territorial que pode levar a plebiscito inédito no Brasil

19 outubro, 2026
1
Foto: Pixabay
É bom saber!

Carros elétricos quase dobram no Paraná e frota bate recorde

19 outubro, 2026
1
Foto:  William Brisida/Itaipu Binacional
Notícia

Rio Paraná começa a baixar em Foz, mas alerta continua nas áreas ribeirinhas

19 outubro, 2026
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia

VESTIBULAR UDC É AMANHÃ: INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE ÀS 18H

16 outubro, 2026
2
Foto: captura de vídeo da PMFI

Iguaçuense é convocado para defender o Brasil em campeonato mundial de videogame

16 outubro, 2026
1
Foto ilustrativa: divulgação

Foz entra na mira de operação da PF contra tráfico de drogas por encomendas

15 outubro, 2026
1
Foto: Rubens Fraulini/IB

Nove casas da Vila A são arrematadas em leilão da Itaipu

14 outubro, 2026
1
dandolini

Fim de semana com agasalho?

15 outubro, 2026
1

Notícias Populares

  • Prefeitura de Foz aumenta pagamentos por serviços de reparos; veja os valores por hora

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • “Fim de Pista” para grupo especializado em furtar Toyota Hilux em Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • VESTIBULAR UDC É AMANHÃ: INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE ÀS 18H

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Tem drone no Paraná? Nova tecnologia pode tirar o controle das suas mãos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vereador Adnan escapa de processo de cassação após empate na Câmara de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais