Em comemoração ao seu aniversário, a Marinha do Paraguai recebeu nesta sexta-feira, 12 de setembro, a primeira das 12 lanchas doadas por meio do programa “Resiliência da Segurança Fluvial”, implementado com a cooperação do Comando Sul dos Estados Unidos.
Segundo a SNT Canal 9, as lanchas deverão ser usadas para patrulhar os rios Paraná e Paraguai, principalmente.
A Marinha paraguaia também recebeu como doação dos EUA drones com capacidade de vigilância noturna.
“Isso faz parte de uma doação de 12 barcos que estamos trabalhando com o governo americano. Este é o primeiro; mais três chegarão até o final do ano, e outro lote chegará no ano que vem”, disse o presidente Santiago Peña.
Ele enfatizou que esta doação faz parte do fortalecimento das capacidades da Marinha, componente das Forças Armadas da Nação responsável por salvaguardar a soberania e a integridade territorial da República no âmbito naval.
Junto com a primeira lancha, chegou ao país também um contêiner contendo diversos equipamentos auxiliares, peças de reposição e ferramentas para a embarcação, explicou o comandante da Marinha do Paraguai, Vice-Almirante Lucio Benítez Escalante.
“Com este ato, demonstramos o relacionamento forte e cada vez mais fortalecido entre nosso país e os Estados Unidos, um país com o qual compartilhamos princípios, valores e objetivos comuns”, afirmou o comandante.
