“Amor” infinito por Foz, enquanto dure ou enquanto Bolsonaro estiver no poder?

Itaipu homenageia Foz do Iguaçu e promete colaboração duradoura à cidade

O DGB garantiu que Itaipu sempre vai apoiar Foz do Iguaçu. Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

A Comunicação Social da IB informa o que segue abaixo.

“Nesta quinta-feira, 10, quando Foz do Iguaçu comemora 107 anos de fundação, a Itaipu Binacional tem uma mensagem simples e direta para os iguaçuenses: podem contar sempre com o apoio da empresa que a cidade viu nascer.

“Em mensagem, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, sintetiza este apoio: “Continuem contando conosco”. Ele lembrou que Itaipu faz parte da história de Foz do Iguaçu desde 1974, quando a entidade binacional foi criada para construir e depois operar “a maior hidrelétrica do mundo até aquele momento”.

E esta participação na história da cidade se consolidou mais recentemente com a vinda a Foz de todos os integrantes da diretoria executiva brasileira, afirmou o diretor. “E, também, pelas muitas ações e obras estruturantes que Itaipu passou a realizar, em parceria com diversos órgãos, para propiciar o maior desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu e das cidades próximas da área de influência”, acrescentou.

Obras sempre
Algumas das obras estruturantes já são bem conhecidas dos iguaçuenses: a segunda ponte sobre o Rio Paraná, a modernização e ampliação da pista do aeroporto internacional, a futura duplicação da Rodovia das Cataratas, além de ciclovias, do mercado municipal e de muitas outras.

Mas o mais importante é que os investimentos de Itaipu em Foz e região não vão terminar em 2023, quando Brasil e Paraguai renegociam o Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata das bases financeiras do custo da eletricidade produzida na usina.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu já informou que mesmo com a redução da tarifa, que virá naturalmente com o término das dívidas para a construção da usina, os orçamentos futuros contarão sempre com uma parcela de recursos para permitir a implantação de outras obras que sejam consideradas importantes para o bem-estar dos iguaçuenses e dos moradores de municípios vizinhos.

Anúncio de “pacote”
Às vésperas do aniversário de Foz, Itaipu anunciou um pacote de ações e iniciativas que irão beneficiar cerca de 30 mil pessoas até o final do ano. O pacote inclui o início da duplicação dos 8,7 quilômetros da Rodovia das Cataratas, que deverá gerar empregos importantes para a atual fase da economia, e a entrega da revitalização do Gramadão da Vila A, em outubro, um renovado ponto de encontro e lazer dos iguaçuenses.

Itaipu também já definiu que doará brevemente 20 mil cestas básicas para a população em situação vulnerável e programou o início da capacitação de 2,2 mil profissionais de vários setores, especialmente do turismo. O turismo será beneficiado ainda com uma nova campanha de divulgação do Destino Iguaçu, que incluirá a captação de eventos.

Como disse João Francisco Ferreira, “são  contrapartidas que fazemos em prol de uma cidade que tão bem acolheu nosso empreendimento e nosso corpo funcional, de forma bastante respeitosa e carinhosa”. Contrapartidas que se resumem a dois aspectos principais: atendimento à população, com geração de empregos no momento desta crise econômica provocada pelas medidas restritivas, e criação de uma nova infraestrutura, que garantirá “uma nova guinada na economia de Foz do Iguaçu e região!, como disse ainda o diretor-geral brasileiro de Itaipu”.

Só resta perguntar: essa colaboração imensa, nunca vista na história de Foz do Iguaçu, é “duradoura”, enquanto dure ou enquanto Bolsonaro estiver no poder?

Parabéns, Foz do Iguaçu!

Sair da versão mobile