Uma área de baixa pressão que segue da Argentina e do Paraguai na direção do Rio Grande do Sul se intensifica e dará origem, nesta segunda-feira (08), a um ciclone extratropical.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não alcançando o Paraná, o ciclone mudará as condições do tempo no Estado, favorecendo a ocorrência de tempestades em várias regiões paranaenses até quarta-feira (10).
O Boletim de Gestão de Riscos feito pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aponta que, nesta segunda-feira, o risco é alto nas regiões Oeste, Noroeste e no oeste da região Norte (próximo a Maringá), para para chuva pontualmente intensa em curto espaço de tempo e tempestades localizadas, acompanhadas de rajadas de vento em superfície e precipitação de granizo.
O risco é baixo no Leste, e moderado nas outras regiões do Estado, que poderão registrar pancadas de chuva localmente intensas durante a tarde (principalmente no Norte, Campos Gerais e Centro-Sul).
Apesar das instabilidades, a sensação de abafamento segue como nos últimos dias, que vem registrando temperaturas acima de 30°C em várias cidades.
