O aeroporto de Medianeira pode voltar a funcionar dentro de seis a sete meses.
A expectativa foi confirmada na manhã desta quarta-feira (18) pelo prefeito Antônio França Benjamin, durante entrevista ao programa Acontece Foz, da Rádio CBN.
Fechado há anos, o aeroporto teve sua pista utilizada para diferentes atividades, como arrancadas, eventos e até aulas de autoescola. Agora, segundo o prefeito, todas as exigências técnicas para a reabertura já foram cumpridas.
No momento, uma empresa de Cascavel executa as obras necessárias para liberar oficialmente o aeroporto para pousos e decolagens.
Pista maior e possibilidade de voos regionais
Uma das principais novidades é a ampliação da nova pista, que passará de 1.200 metros para 1.600 metros. Com isso, a estrutura poderá receber aeronaves maiores e abrir caminho para voos comerciais regionais regulares.
Durante a entrevista, o prefeito citou a possibilidade de operação de companhias como a Azul Linhas Aéreas, o que colocaria Medianeira novamente no mapa da aviação regional.
Uma pista de 1600 metros é versátil, adequada para a maioria dos aviões turboélices regionais, jatos executivos de médio porte e alguns jatos comerciais estreitos (narrow-body) com restrições de peso ou condições ideais, como o Airbus A220-100.
Aeronaves menores (monomotores/bimotores a pistão) operam com grande folga de segurança.
Nova alternativa para quem vai a Foz do Iguaçu
Localizada a cerca de 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, pela BR-277 — em trecho duplicado — Medianeira pode se tornar uma alternativa estratégica para quem deseja chegar ou sair da Terra das Cataratas.
Caso a reabertura se confirme ainda em 2026, o novo terminal poderá impulsionar o turismo, facilitar o deslocamento regional e fortalecer a economia do Oeste do Paraná.



