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Adivinhem quem pode ter de pagar o rombo de R$ 333 milhões da Itaipu?

Aneel dá 15 dias para o governo resolver o problema, caso contrário quem vai pagar é o consumidor brasileiro

Por Vinícius Ferreira
4 fevereiro, 2025
| 1 min de leitura
Turistas na usina de Itaipu. Foto:  Kiko Sierich/Itaipu Binacional

Turistas na usina de Itaipu. Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional

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O portal Poder 360 informa, nesta terça-feira, 04 de fevereiro, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estipulou um prazo de 15 dias para o Ministério das Minas e Energia e a ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) resolverem o problema do rombo na conta de comercialização da Itaipu Binacional, no valor de R$ 333 milhões.

Segundo o portal, o novo prazo foi dado de forma excepcional pelo relator do processo, Fernando Mosna.

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No entanto, Mosna foi enfático em afirmar que, se não houver uma medida concreta apresentada no prazo de 15 dias, a Aneel terá de repassar o prejuízo aos consumidores brasileiros.

Resumo da ópera: pelos cálculos da Aneel, o impacto será de US$ 120,9 milhões para todos os consumidores brasileiros.

Lado mais fraco
Especificamente, Mosna escreveu o seguinte em sua decisão como relator do caso (cuja íntegra pode ser lida AQUI):

Considerando a relevância do tema e a necessidade de uma decisão célere, concedo, excepcionalmente, uma prorrogação de 15 dias, a contar a partir da decisão desta Diretoria, para que o MME e a ENBPar apresentem uma alternativa concreta que evite o repasse tarifário aos consumidores.

O rombo é resultado de um acordo costurado com o Paraguai em maio de 2024, de acordo com o portal Poder 360.

Portanto, preparem os bolsos, consumidores brasileiros, pois, como diz o ditado, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

Tags: Últimas Notícias
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