Por intermédio do projeto de decreto legislativo nº 15/2025, de 15 de setembro deste ano, da vereadora petistas Valentina, assinado pelos demais vereadores de Foz do Iguaçu, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enico Verri, deverá ser o mais novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu.
Na justificativa para conceder tal título ao também petista, Valentina argumenta o seguinte, em síntese:
A concessão do título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao senhor Enio José Verri representa justo reconhecimento à sua destacada trajetória como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e ao profundo impacto positivo de sua gestão para a cidade e para o estado do Paraná.
Desde sua posse, em janeiro de 2023, Enio Verri liderou a reorientação da instituição, om foco na retomada de sua missão social e ambiental por meio do programa Itaipu Mais que Energia.
Em 2023, os investimentos em Foz do Iguaçu alcançaram impressionantes R$ 1,3 bilhões, abrangendo iniciativas perpassando infraestrutura urbana, saúde, meio ambiente, turismo e responsabilidade social.
Natural de Maringá, filho de Nelson Verri e Lucinda Dalalio Verri, Enio Verri é graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1985), Mestre pela mesma Universidade em 1998 e Doutor em Integração da América Latina (2003), pela Universidade de São Paulo – USP.
