O recém-inaugurado “Refúgio de Meliponídeos e Abelhas Solitárias” no Refúgio Biológico Mbaracayú, localizado em Saltos del Guairá, já recebeu mais de 400 visitantes, em apenas uma semana após sua inauguração (3 de julho).
Esse espaço inovador, administrado pela Itaipu Binacional, dedica-se à conservação desses insetos polinizadores e à educação ambiental.
Com foco turístico e educacional, a nova atração tem como principal objetivo preservar e disseminar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão, nativas da Mata Atlântica do Alto Paraná (MAAP).
O projeto foi pensado como uma experiência educacional imersiva para visitantes de todas as idades.
“Além disso, o objetivo é promover a conscientização ambiental por meio da observação direta e da interpretação guiada”, diz María Angélica López, Gerente de Turismo do Refúgio Biológico de Mbaracayú.
Segundo a Itaipu da margem paraguaia, a implementação do projeto trará diversos benefícios, como a conservação de espécies em risco e o fortalecimento dos ecossistemas locais.
“Além da educação ambiental, facilitando o aprendizado sobre a vida das abelhas e seu papel ecológico e ecoturismo, como uma nova oferta que incentiva a observação responsável e a conexão com a natureza”, diz a Binacional