Na sequência de um acordo alcançado pela Comissão Mista Paraguai-Brasil, composta por autoridades de ambos os países, está prevista a incorporação de ônibus turísticos de circuito fechado ao esquema operacional da Ponte da Integração.
A medida será implementada a partir de 29 de janeiro de 2026, como parte da segunda fase de operação da passagem de fronteira.
Uma faixa exclusiva será destinada aos ônibus de turismo em circuito fechado. Para o transporte de passageiros, foi definido um regime específico aplicável aos ônibus turísticos cujo destino final não seja Foz do Iguaçu, Ciudad del Este ou Presidente Franco, de acordo com o cronograma estabelecido pela Comissão Conjunta.
Os ônibus entrarão exclusivamente pela Avenida Bernardino Caballero, via que liga diretamente à ponte a partir da Avenida Presidente Franco e separa o tráfego de ônibus do tráfego de caminhões.
A saída também ocorrerá pela Avenida Bernardino Caballero, por onde os veículos acessarão uma via recém-construída, conhecida como pista dupla. Essa rota se conecta à Rua 06 de Octubre e dá acesso à rodovia PY07, otimizando o fluxo de tráfego na área ao redor da ponte.
Diariamente, entre as 19h e as 7h, esses serviços cruzarão a fronteira exclusivamente pela Ponte da Integração. Já entre as 7h e as 19h, os ônibus farão a travessia exclusivamente pela Ponte da Amizade.
Caminhões sem alterações no esquema atual
Em relação aos caminhões, o sistema implementado na primeira fase permanece em vigor. A travessia continua permitida apenas para caminhões vazios, que utilizam a Ponte da Integração diariamente entre as 22h e as 5h.
Todo o projeto está sendo desenvolvido com o apoio da Comissão Mista Paraguai-Brasil, no âmbito do processo de implantação progressiva da Ponte da Integração como uma nova opção de conexão entre o Paraguai e o Brasil. O impacto das medidas será avaliado em uma futura reunião, prevista para março de 2026.
