Depois de uma contundente reação do setor turístico da Tríplice Fronteira, a pedido do Paraguai, a Receita Federal do Brasil suspendeu, temporariamente, a determinação que proibia, a partir do dia 19 de janeiro, os ônibus os ônibus de turismo de atravessar a Ponte da Amizade à noite.
Pela determinação, esses ônibus teriam, obrigatoriamente, de usar a Ponte da Integração para cruzar a fronteira com o Paraguai no período noturno.
A decisão foi divulgada no inicio da noite desta nesta terça-feira (13), por meio da Assessoria de Comunicação da Alfândega local, através do comunicado abaixo.
Informação para a imprensa, 13 de janeiro de 2026
Em razão de solicitação da Delegação do Paraguai, será realizada, na próxima semana, reunião com o objetivo de deliberar sobre as novas modalidades de trânsito na Ponte da Integração.
Referida reunião se dará sob convocação dos órgãos diplomáticos de ambos os países, no âmbito da Comissão Mista Brasil-Paraguai relacionada com a abertura da Ponte da Integração.
Considerando a convocação dessa reunião, fica suspensa, até nova deliberação, a implementação da segunda fase de operação da Ponte da Integração, relativa à circulação de ônibus fretados.
Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu”
Resumo da ópera: desde que foi inaugurada, às pressas, no fim do ano passado, a obra vem acumulando uma séria de problemas que vão desde goteiras e falta de luz nas aduanas até restrições ao acesso à ponte, por alegação de falta de segurança viária.
