O presidente do Paraguai, Santiago Peña Nieto, se reuniu com o comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, general Alvin Holsey, no Palácio do Governo, no sábado (23).
Eles enfatizaram a importância da parceria estratégica entre os dois países em questões de segurança e defesa, baseada em valores compartilhados.
Durante a cerimônia oficial realizada no Palácio López, o presidente Peña Nieto concedeu a mais alta condecoração militar do Paraguai, a Ordem do Mérito das Forças Militares “General de Divisão Bernardino Caballero”, no grau de Grã-Cruz.
Peña afirmou que a condecoração concedida ao comandante do Comando Sul destaca um aspecto da amizade do Paraguai com os Estados Unidos: a parceria estratégica em defesa e segurança.
Por sua vez, o general Alvin Holsey enfatizou que as relações entre as duas nações são baseadas na cooperação, no respeito mútuo e na amizade próxima, “condições necessárias para garantir a segurança, a estabilidade e a prosperidade da nossa vizinhança compartilhada“.
Ele também destacou que, em nível regional, o programa de resiliência da segurança fluvial está desenvolvendo capacidades para conduzir interdições em hidrovias.
Se referindo ao centro de operações de segurança cibernética, montado no Paraguai, e ao desenvolvimento de capacidades especiais para combater organizações criminosas transnacionais.










