Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Entenda por que o Bônus Itaipu não é bônus, nem é de Itaipu.

Na verdade, esse dinheiro é uma restituição do que foi pago pelos consumidores brasileiros

Por Vinícius Ferreira
13 fevereiro, 2025
| 2 minutos de leitura |
Foto: divulgação

Foto: divulgação

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi de 0,16%, a menor variação para um mês de janeiro, desde a implantação do Plano Real, em 1994.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na terça-feira (11), e confirma o impacto positivo do chamado Bônus Itaipu na inflação do período.

Notícias Relacionadas

Mais esta? Estudo revela que mexilhões podem levar microplásticos direto ao prato

CNH vai ficar muito mais barata no Paraná; exames terão redução de 55%

Anote na agenda: veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

Para esclarecer melhor o assunto, o Não Viu? apurou que o termo bônus não poderia ser usado nessa narrativa, pois o substantivo significa, “vantagem que alguns comerciantes, industriais, empresas ou companhias concedem aos consumidores, associados ou subscritores“.

O que não vem ao caso.

Por que não é bônus?
Assim como a Receita Federal não chama a eventual restituição do Imposto de Renda de bônus, esse recurso é uma devolução aos consumidores do que foi cobrado a mais deles ao longo do ano.

A cobrança a mais se deve por erros normais de precisão da cotação do dólar ou mesmo da geração da usina.

Por força de lei, essa devolução deve beneficiar os consumidores mais pobres.

E, portanto, não é bônus de ninguém, mas sim uma devolução de um dinheiro que já é dos consumidores.

Por que não é de Itaipu?
Se fosse dinheiro da Itaipu, alguém acha que os paraguaios aprovariam tirar dinheiro da hidrelétrica, para dar desconto, exclusivamente, na conta de luz de brasileiros?

Traduzindo
De fato, os consumidores brasileiros pagam a conta de luz à empresa estatal ENBPar ((Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) que, por sua vez, vai repassando para a Itaipu, ao longo do ano, somente o dinheiro que deve à usina.

Assim, as eventuais sobras de caixa vão se acumulando na conta da ENBPar, sem sequer ter qualquer contato com a conta binacional da Itaipu.

Ao final do ano, por força de lei, a ENBPar, sob a aprovação prévia da ANEEL, devolve esse dinheiro aos seus donos por direito: os consumidores brasileiros.

Tags: É bom saber!Últimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Notícia

Inverno começa hoje, mas El Niño pode mudar tudo: frio intenso pode dar lugar ao calor e temporais

21 junho, 2026
1
Foto: divulgação
Notícia

Polícia investiga se explosivos encontrados na fronteira seriam destinados a organizações criminosas

21 junho, 2026
1
Ilustração: divulgação
Notícia

Procurando onde almoçar? Festa Junina do Colégio CAESP terá almoço especial neste domingo

21 junho, 2026
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Usina de Itaipu. Foto: divulgação/IB

Milhões da Itaipu: veja quanto entrou nos cofres da Prefeitura de Foz neste ano

16 junho, 2026
1
Foto ilustrativa: PMFI

Médicos formados no Brasil e no Paraguai terão de fazer a mesma prova para atuar no país

20 junho, 2026
1
Foto: Michal Jarmoluk/Pixnio/Creative Commons/Agência Brasil

Tudo em aberto! Copa do Mundo tem domingo decisivo com Espanha, Uruguai e Bélgica em campo

21 junho, 2026
1
Ilustração: divulgação

Brasileiros são maioria entre expulsos do Paraguai em 2026; veja os números

17 junho, 2026
1
Foto: Enzo Rizzi

Vale-alimentação pode subir para R$ 605: vereadores votam reajuste para servidores nesta terça (16)

15 junho, 2026
2

Notícias Populares

  • Foto ilustrativa: Pixabay

    Sensação térmica chega a 4°C e tempo seco aumenta risco de problemas respiratórios

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Copa do Mundo 2026: Argentina e França estreiam nesta terça; veja horários e onde assistir

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Copa do Mundo 2026: veja os jogos desta quinta (18) e quem pode garantir vaga nas oitavas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Oito presos em um dia: Polícia Federal cumpre mandados por crimes graves em Foz do Iguaçu

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • General Silva e Luna reúne Defesa Civil para preparar Foz do Iguaçu contra os impactos do El Niño

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais