Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Paraguai é o Eldorado para brasileiros que querem cursar Medicina

Por Vinícius Ferreira
1 dezembro, 2017
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: imagem de Youtube.

Paranaguá, no litoral do Paraná, firmou convênio com o consulado do Paraguai para permitir que 23 jovens cursem faculdade no país vizinho. A maioria desses jovens optou por Medicina.

Em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, brasileiros ficaram na fila por horas (e dias) pra conseguir vagas em faculdades de Medicina.

Notícias Relacionadas

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

Só as Ceasas de Foz e Cascavel abrirão no dia 2 de janeiro

Esta nota é para os interessados em opinar sobre o museu Pompidou de Foz

Segundo o G1, “pessoas de vários estados do Brasil disputam as 300 vagas que são oferecidas para 2018”. O maior atrativo é o custo – aproximadamente R$ 1.100 por mês.

Ambas as notícias são atuais, desta semana. Elas mostram que o Paraguai está virando o eldorado para brasileiros que querem fazer curso superior sem gastar muito. Porque, no Brasil, fazer Medicina é quase proibitivo.

Calcula-se (e nesses números não dá pra confiar muito) que são 10 mil ou 15 mil brasileiros em cursos de Medicina no Paraguai. Seja qual for o número correto, é certamente alto.

Ainda bem. O Brasil precisa de médicos (chegou a “importar” de Cuba e de outros países, para o programa Mais Médicos) e a disputa nas faculdades daqui é tão acirrada que mesmo os mais vocacionados ficam de fora.

E o Ministério da Educação, embora haja necessidade de formar novos médicos, quer congelar a expansão de vagas “de forma desordenada”. Isto é, quer proibir a abertura de novos cursos. Deve ser pra evitar que o curso de Medicina vire mais um pagou-passou da vida acadêmica.

O Brasil tem pouco mais de 400 mil médicos em atividade, mas a maioria concentrados em grandes centros. Em 700 dos 5.500 municípios, não há um único médico. Em outros 1.900, há um médico para cada 3 mil pacientes.

São dados colhidos aqui e ali, mas basta ir a um posto de saúde de Foz do Iguaçu – cidade que estaria entre as mais “bem servidas”, considerando-se o número de profissionais – para perceber a carência de médicos. E de bons médicos, mais ainda.

Voltando ao Paraguai, não são os cursos de Medicina oferecidos naquele país que vão resolver o problema da falta de médicos nas regiões brasileiras menos povoadas ou mais pobres.

Mas vão, isso sim, dar oportunidade a jovens que querem fazer o curso, mas não têm condições de competir por uma vaga numa universidade pública nem recursos para pagar uma instituição particular.

Porque no Paraguai é possível cursar Medicina por um valor próximo ao que se paga para um curso mais simples no Brasil, como Pedagogia ou Direito, que não exigem laboratórios, por exemplo.

O Portal Terra publicou que Ciudad del Este e Presidente Franco são as melhores cidades do Paraguai para estudar Medicina, porque os cursos são considerados bons, pela proximidade com o Brasil e, ainda, pela maior segurança.

Pedro Juan Caballero tem bons cursos, mas a violência naquela região de fronteira é um aspecto a ser considerado. Ali, quadrilhas disputam o mando no tráfico de drogas, e o número de assassinatos é assustador.

Vale lembrar, ainda, que a grade curricular de Medicina no Paraguai é semelhante à do Brasil. É claro, estudar no Paraguai é só uma alternativa para quem já tentou e não conseguiu entrar numa faculdade pública brasileira. Mas é uma boa alternativa.

Tags: Paraguai
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Uma vaca na pista quase causa uma tragédia no principal aeroporto do Paraguai

25 março, 2019
216
Notícia

Atenção, brasileiros que moram ou estudam em Ciudad del Este! Leiam esta nota

15 março, 2019
254
Notícia

Por que não se usa o número 108 no Paraguai? É mais uma crueldade de Stroessner contra os gays

1 março, 2019
730
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia

Atenção motoristas! Tem obras em andamento hoje em Foz

1 dezembro, 2025
1
Foto: divulgação

Salvamento em barco à deriva no Lago de Itaipu

3 dezembro, 2025
1
Foto do local do tiroteio: divulgação

Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

3 dezembro, 2025
5
Técnicos do Instituto Água e Terra devolveram à natureza um gavião-sovi nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu
Foto: IAT

Final feliz para um gavião do Clube Hípico de Foz

28 novembro, 2025
1

Avenida que liga a Rodovia das Cataratas e Perimetral Leste será liberada em Foz

3 dezembro, 2025
1

Notícias Populares

  • Foto do local do tiroteio: divulgação

    Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vestibular Unioeste 2026: prova será neste domingo (07) com recorde de inscritos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais