Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

PTI faz 15 anos. Uma história de soluções!

Por Vinícius Ferreira
5 novembro, 2018
| 5 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: Kiko Sierich

Como dizem no Facebook, “lá vem textão!”, pra enfatizar que a leitura não será do tipo três linhas e um ponto final. É que o “textão”, no caso, mostra o que era, o que é e até o que pode vir a ser o Parque Tecnológico Itaipu, criado há 15 anos.

A curiosidade é que o PTI funciona nos antigos alojamentos dos milhares de barrageiros que construíram Itaipu, a maior do mundo em produção de energia.

Notícias Relacionadas

Quem é Raman? O perito do Paraná que impressiona o Brasil

Blitz educativas de maio em Foz vão focar em motociclistas: veja dias, locais e horários

Foto: Câmara de Foz homenageia 13 profissionais da segurança pública

Vamos à leitura do texto, preparado pela assessoria de imprensa do PTI.

A história do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) tem dois grandes marcos: o primeiro foi sua criação, em 23 de maio de 2003, a partir da articulação da usina de Itaipu com o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Antigos alojamentos que, nos anos de 1970 a 1980, foram ocupados por barrageiros que construíram a usina, tornaram-se sede do PTI, que nasceu da intenção de se criar um ambiente de ciência, tecnologia e inovação, em documento pactuado por 37 autoridades brasileiras e paraguaias.

Essas instalações deram lugar a salas de aula, incubadora de empresas, a espaços para entidades governamentais e empresas de iniciativa privada, criando assim uma comunidade inteira voltada para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Todo o Oeste

O segundo marco na história do PTI veio em 2017, quando a Itaipu Binacional, sua mantenedora, ampliou a área de atuação socioeconômica e ambiental para os 54 municípios do Oeste paranaense.

Nos passos de Itaipu, o PTI também passou a participar deste novo universo. Com o apoio do governo federal, o PTI tornou-se um polo global de sustentabilidade, contribuindo para o avanço econômico e social regional.

No Leia Mais, saiba tudo o que o PTI faz pela comunidade.

Foto: Kiko Sierich

Educação superior

O PTI, nos primeiros anos, esteve mais voltado para a formação educacional – nele estão instaladas três universidades (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Universidade Federal de Integração Latino-Americana- Unila e Universidade Aberta do Brasil – UAB) e na articulação e apoio a cursos de pós-graduação.

Desde 2011, 20 pós-graduações foram realizadas (entre especializações, mestrados e doutorados), bem como o apoio à educação não-formal, com projetos de iniciação científica de crianças e de formação técnico-profissional.

Ao longo do tempo, o Parque expandiu suas atividades na busca de soluções para o crescimento sustentável do Oeste do Paraná.

Instalado numa área de 75 hectares, dos quais 54 mil metros quadrados de área construída, com mais de 60 laboratórios, usados por estudantes e pesquisadores de diversas instituições, mais de 50 salas de aula e 11 espaços de eventos, o PTI está localizado na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, numa região de mais de um milhão de habitantes.

Por esse universo inovador, passam todos os dias mais de 7 mil pessoas, entre colaboradores, fornecedores e turistas, que chegam diariamente de todas as partes do mundo para conhecer os atrativos da usina de Itaipu.

Turismo

Os serviços oferecidos pelo Complexo Turístico Itaipu, com sete modalidades de visitas, são gerenciados pelo PTI.

O recurso desses ingressos garante a autonomia da operação turística, gera aproximadamente 300 empregos diretos, financia ações de inovação do PTI e ainda contribui financeiramente para o fundo local de incentivo ao turismo.

Esse modelo de atuação foi premiado pela Organização Mundial do Turismo.

Sustentabilidade na pista

Foto: Kiko Sierich

Nas vias de acesso ao PTI, a frota de veículos é quase toda movida a biometano (que utiliza o biogás resultante do reaproveitamento de restos de comida de restaurantes locais e também dejetos de animais da região para a geração de energia) ou a eletricidade.

É mais uma prova de preocupação com a sustentabilidade e que o PTI está sempre em busca da inovação e atua no desenvolvimento de projetos que possam ajudar na melhoria da vida das pessoas da região e do mundo todo.

Ainda na área de mobilidade urbana, por meio de parcerias, o Parque pesquisa e desenvolve baterias para carros elétricos, à base de níquel e sódio.

Há grande expectativa com a bateria de sódio, de custo mais baixo e com a vantagem de ser quase totalmente reciclável.

A utilização de carro elétrico com a bateria de sódio seria o ideal como alternativa a veículos movidos a combustíveis fósseis, altamente poluentes.

A utilização do carro elétrico, mesmo se a frota brasileira fosse em grande número, teria baixo impacto na matriz energética, já que o consumo deste tipo de veículo é mais ou menos equivalente ao de um aparelho de ar condicionado.

Hidrogênio

Também na área de fontes alternativas de energia, o PTI dá apoio à Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, com estudos sobre o hidrogênio, considerado o combustível do futuro.

O Parque possui uma planta de produção de hidrogênio, onde são feitas pesquisas relacionadas a esse elemento, para aproveitar a energia excedente de Itaipu em sua produção e suas aplicações também em células a combustível.

Na área de automação, o PTI criou um laboratório para garantir independência tecnológica à usina de Itaipu, com mais de 50 serviços técnicos e tecnológicos desenvolvidos até agora, como simulações do funcionamento dos mais diversos equipamentos e sistemas associados da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Antes, Itaipu dependia para essa área de soluções externas.

Meio rural

A inovação também é feita em favor das cadeias produtivas do Oeste do Estado, como o projeto “Fazenda Inteligente”, que está implantando estações-teste em propriedades rurais que fazem o monitoramento climático da produção, do plantio à colheita.

Os equipamentos garantem ao homem e à mulher do campo informações precisas para a tomada de decisão e, dessa forma, resultam em uma maior produtividade e aprimoramento das atividades agrícolas.

De 2017 até agora, mais de 50 convênios – entre projetos, fomento e termos de cooperação e patrocínio – foram assinados entre o PTI e uma série de instituições governamentais e não-governamentais em benefício da região.

Em 15 anos de atuação, são mais de 260 convênios, entre fomentos, termos de patrocínio, acordos de cooperação e protocolos de intenção.

Transparência

Uma dessas novas parcerias é com o Ministério Público Estadual, para o desenvolvimento de um modelo do Portal da Transparência de municípios paranaenses.

Sancionada em 2009, a Lei da Transparência exige que as entidades públicas divulguem receitas e despesas de forma acessível a todos os cidadãos, mas não estabeleceu um modelo para esses dados, o que, muitas vezes, compromete o acesso a essas informações.

Por meio dessa parceria, PTI e MP vão implantar um portal com informações apresentadas de forma fácil, clara e objetiva a custo zero para, inicialmente, 17 municípios do Estado, devendo ser estendido posteriormente a mais municípios.

Saneamento básico

O apoio aos municípios na revisão dos Planos de Saneamentos Básico é outro trabalho que o PTI e a Itaipu vêm desenvolvendo no Oeste paranaense.

Esses planos são requisitos para que os municípios recebam recursos do Governo Federal destinados ao saneamento básico.

Dos 54 municípios da região, 14 estão sendo atendidos pelo projeto, beneficiando cerca de 400 mil habitantes.

Incubadora

Como o desenvolvimento social está interconectado ao desenvolvimento econômico local, o Parque Tecnológico Itaipu fomenta uma incubadora de negócios, onde nascem empresas das áreas de tecnologia, construção, gestão e sustentabilidade e agronegócio.

A incubadora já recebeu mais de 300 ideias de novas empresas para a região, que terão suporte para alavancar seus projetos.

Até o final de 2018, a projeção é que a Incubadora gere mais de 130 postos de trabalho, com uma receita superior a R$ 2 milhões.

Na região da América do Sul em que três países fazem fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina -, o PTI atua com parcerias que conectam o progresso e a sustentabilidade, a tradição e a inovação, os recursos naturais e a inteligência artificial.

Saúde pública

O Parque também atua com um grupo de trabalho para fortalecer as políticas públicas de saúde nos três países. E pesquisa o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para transformar a vida das pessoas.

Esta é a missão do PTI, o Parque Tecnológico Itaipu da Itaipu Binacional, que completa em 2018 15 anos de atuação.

Tags: Parque Tecnológico Itaipu
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Hospital Municipal de Foz. Foto: divulgação

Agora, a população de Foz vai saber quem está atendendo nas unidades de saúde

23 abril, 2026
1
Ilustração: divulgação

Explosão na Rodovia das Cataratas nesta semana

20 abril, 2026
1
Foto: Anderson Gibathe/Itaipu Binacional

Confira quanto custaram as áreas compradas pela Itaipu para assentar indígenas

20 abril, 2026
8
Foto: divulgação

Confira os resultados da atuação da nova concessionária de iluminação de Foz

23 abril, 2026
4
Foto Gilson Abreu/AEN

Vai esfriar!

23 abril, 2026
7

Notícias Populares

  • Foto: Anderson Gibathe/Itaipu Binacional

    Confira quanto custaram as áreas compradas pela Itaipu para assentar indígenas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vai esfriar!

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Funcionária de carreira assume Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Confira os resultados da atuação da nova concessionária de iluminação de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Casas inacabadas são invadidas em Foz do Iguaçu; Justiça determina reintegração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais