Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Imagens do Dia: a delicadeza da arte em três mostras no Ecomuseu

Por Vinícius Ferreira
19 outubro, 2018
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
O público gostou e se emocionou. Foto: Nilton Rolin

A palavra “delicadeza” chama a atenção no texto distribuído pela Divisão de Imprensa de Itaipu sobre “o ponto comum das três exposições abertas no Ecomuseu de Itaipu”, ontem (18), e à disposição do público até março de 2019.

As mostras trazem trabalhos de Sway Luccas Cristalvo, Poesia do Movimento e Aovyta e podem ser vistas pelo público de terça a domingo, das 8h às 17h.

Notícias Relacionadas

Ponte da Integração será inaugurada nesta sexta (19)

Confira o avanço do projeto da filial do Museu Pompidou em Foz

Pista de Pump Track Emílio Ruiz será inaugurada hoje (17)

“Apesar de apresentarem peças e contextos totalmente diferentes, a sutileza dos detalhes chama a atenção dos visitantes. Em alguns casos, o resultado pode ser visto como uma mensagem de amor”, diz o texto inspirado da Divisão de Imprensa.

Delicadeza foi também a palavra utilizada pelo diretor de Coordenação de Itaipu, Newton Kaminski, ao se referir aos objetos expostos. Ele se disse emocionado.

Autismo

As telas de Luccas Cristalvo revelam as potencialidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Du Salzane, artista responsável pela Poesia em Movimento, consegue transformar resíduos em peças delicadas que se assemelham a minicenários.

Carregados de significados, os teares feitos à mão da centenária indústria têxtil paraguaia completam as mostras que estão sendo expostas pela primeira vez no Ecomuseu.

Na abertura, o público também se emocionou com o discurso do jovem artista Luccas Cristalvo, autor da mostra homônima.

Diagnosticado com autismo em 2016, aos 16 anos, foi a primeira vez que ele falou em público.

“Quem me conhece sabe como é difícil eu estar aqui”, afirmou. “Com amor, pois através dele é que vemos as coisas com mais tranquilidade, dedico essas pinturas e esse momento a todas as crianças que sofrem com autismo e que, assim como eu, já foram mal interpretadas.”

“Comecei a pintar com tinta a óleo há dois anos. Eu pinto o mundo como vejo. Procuro transformar o estresse do dia a dia em algo tranquilo, até mesmo os sons”, revelou o artista.

Uma de suas musas inspiradoras é a namorada Katrin Alice. Ela aparece em vários dos 42 quadros de Luccas.

“O amor dele e a forma como se expressa me emociona. É o presente mais lindo que já recebi e é difícil retribuir”, disse Katrin.

Movimento

As esculturas de madeira (autômatos) de Du Salzane revelam como restos de árvores, folhas e até objetos caseiros podem ser transformados em arte. O tema escolhido para a montagem das esculturas retrata a formação e a paixão do artista. “Sou torneiro mecânico e palhaço. Procurei utilizar meus conhecimentos de mecânica para dar vida ao lixo. As 20 esculturas têm um certo movimento. Como todo palhaço, meu objetivo é transmitir amor e alegria através desses autômatos”, explicou.

Entre os destaques estão o astronauta de madeira à espera do foguete, um máquina de costura que recebeu dois moradores e uma pessoa com asas pairando sob o ar.

Cultura têxtil

Ayovita, cuja tradução é “tear” em guarani, retrata um pouco da indústria têxtil do Paraguai, antes da produção em massa dos vestuários. As peças pertencem ao acervo do Museo de Itaipu Tierra Guarani e inclui tecidos, materiais utilizados na confecção das peças e réplicas de teares.

Ana Burro, arquiteta do museu paraguaio, contou que essas peças estavam armazenadas há mais de 30 anos e foram restauradas para a exibição ao público. “Todo o acervo foi restaurado. Para nós, é muito gratificante contar uma pouco da história do tear, que é tão antiga quanto a da humanidade”, afirmou.

Aqui, a gente mistura tudo: você vai identificar que os quadros são de Luccas, as esculturas de Du Salzanne e os vestuários fazem parte da mostra Ayovita. Viaje nas fotos de Nilton Rolin:

 

Tags: Cultura
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Atenção, artistas de Foz e região: PTI é autorizado a captar R$ 10,5 milhões através da Lei Rouanet

21 janeiro, 2019
125
Notícia

Unila: começou hoje (06) o 1º Festival Latino-Americano de Música. Vejam a programação!

6 dezembro, 2018
168
Notícia

A Câmara de Vereadores de Foz deve fazer uma “gauchada” – e das grandes!

3 dezembro, 2018
530
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

DNIT bloqueia 10 km da Perimetral Leste

15 dezembro, 2025
1
Foto: divulgação

Paróquia São João Batista inaugura loja de souvenirs nesta sexta (12)

11 dezembro, 2025
1
Foz do Iguaçu. Foto: PMFI

Conheça o perfil dos moradores de rua de Foz do Iguaçu

11 dezembro, 2025
1
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

Cultivo de tilápias no Lago de Itaipu é liberado

11 dezembro, 2025
1
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Ratinho Jr. inaugura acesso à Ponte da Integração

11 dezembro, 2025
3

Notícias Populares

  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

    Queda brusca de temperatura e muita chuva

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Ratinho Jr. inaugura acesso à Ponte da Integração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Inauguração da Pista de Pump Track Emílio Ruiz foi adiada

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Conheçam os novos procuradores do Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vem aí uma semana natalina que pode ser chuvosa

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais