Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Especialistas paraguaios analisam polarização na política do Brasil e seus efeitos por lá

Por Vinícius Ferreira
8 outubro, 2018
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: Última Hora

O jornal Última Hora ouviu três especialistas em economia paraguaios, para analisar como ficará a relação Brasil-Paraguai com a vitória de Jair Bolsonaro ou de Fernando Haddad, no segundo turno.

Principal sócio comercial do Paraguai e maior comprador dos produtos que o país vizinho exporta, o Brasil ainda traz temor aos paraguaios porque, em 2023, será renegociado o Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata justamente da questão da venda de eletricidade.

Notícias Relacionadas

Retire o carnê do IPTU 2026 nos shoppings de Foz!

Alívio para os ouvidos! Escapamentos barulhentos são destruídos em Foz

Fios caídos dos postes: lei de Foz não “pegou”

Voto anti

O economista Alberto Acosta Garbarino lembra que, no Brasil, prevalece hoje mais o voto “anti’, isto é, as pessoas votam “contra o esquema de corrupção gestado nos tempos do PT e contra o regresso a certo passado de linha conservadora”.

Para ele, o discurso nacionalista de Bolsonaro poderia se traduzir em complicação para o Paraguai no momento de renegociar o Anexo C do Tratado de Itaipu.

Ele acha que o Itamaraty, que sempre teve uma política de longo prazo, independentemente dos governos de turno, perdeu muito protagonismo, sobretudo em tempos de domínio do PTI, minando outras autoridades. “O Itamaraty está contaminado pelos vai-e-vens políticos”, afirma.

“Dono de Itaipu”

Para a economista Gladys Benegas, a percepção é que deve resultar vencedor Bolsonaro, com o que voltaria uma política conservadora e protecionista.

“O Brasil, de certa forma, continuaria sendo dono de Itaipu. Ainda que nos discursos sustentem que o Paraguai é sócio condômino, isso é somente nos papéis. Muita gente que esteve na assinatura do Tratado (em 1973) está no círculo de Bolsonaro, assim que sabe bem como beneficiar só ao Brasil”, destaca.

Trump

Por sua parte, o analista analista Amílcar Ferreira avalia que a vitória de Bolsonaro seria, para o Mercosul, o que o Nafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte) representou para Donald Trump. Bolsonaro, segundo ele, implementaria uma política nacionalista e protecionista.

“Isso dificultaria o comércio com os países vizinhos. E também haveria dificuldades nas chances de renegociar o Tratado”, afirma.

De acordo com Ferreira, se Haddad ganhar, “a sociedade continuará tendo uma polarização, se não for acelerada uma investigação dos feitos de corrupção governamental. Mas sua política com os países vizinhos seria mais amigável e a renegociação do Tratado poderia trazer mais benefícios ao Paraguai”.

No entanto, caso Bolsonaro ganhe e consiga eliminar os esquemas de corrupção, “pode ser impulsionada uma recuperação econômica (do Brasil), e os benefícios para o Paraguai poderiam estar traduzidos na reativação do comércio de fronteira”, avalia.

Tags: ParaguaiPolítica
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Você gosta de animais ou se preocupa com eles? Então, veja este vídeo

1 abril, 2019
60
Notícia

Polêmica: vereadora pede informações sobre gastos com o Carnaval de Foz. Vejam o vídeo para saber o motivo

1 abril, 2019
29
Notícia

Uma vaca na pista quase causa uma tragédia no principal aeroporto do Paraguai

25 março, 2019
216
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto ilustrativa: Pixavay

Outono com ar-condicionado e guarda-chuva

20 março, 2026
1
PRF em operação na região da Ponte da Amizade. Foto de arquivo: PRF/Divulgação

Foz vive uma “epidemia” de furtos de Toyota Hilux

16 março, 2026
3
Forto: divulgação/IB

Novo capítulo da novela da Ponte da Integração

17 março, 2026
3
Um dos veículos que serão leiloados. Foto: divulgação

Ford Focus, Hylux e Amarok “baratos”?

17 março, 2026
2
Foto: divulgação

Apresentador Ratinho é eternizado no Museu de Cera em Foz do Iguaçu

16 março, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto: Pixabay

    Atenção, diabéticos! Foz inicia projeto piloto com nova insulina para idosos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • As boas e más notícias sobre a duplicação da Rodovia das Cataratas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Novo capítulo da novela da Ponte da Integração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • R$ 15: Eco Park Foz promove final de semana solidário com troca de leite por desconto

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Nova camisa da Seleção Paraguaia 2026 é inspirada na terra vermelha dos campinhos de futebol

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais