O Paraguai vive um momento de forte expansão no mercado de trabalho. Segundo a ministra do Trabalho, Mónica Recalde, o país está criando mais de 100 mil empregos por trimestre, sendo que seis a sete em cada dez novas vagas são formais.
Outro destaque é a participação feminina: cerca de 70% dos novos empregos formais são ocupados por mulheres.
Nos últimos 36 meses, mais de 140 mil pessoas foram incorporadas ao sistema de Previdência Social (IPS), enquanto o número de trabalhadores registrados chegou a 848 mil, alta acumulada de 19,9%.
Trabalho mais digital
O governo também destaca a modernização do Registro de Empregadores e Trabalhadores (REOP), que passou a funcionar de forma totalmente digital.
Em apenas oito meses, a plataforma gerou 10,6 milhões de contracheques digitais, ampliando o controle e a formalização do mercado de trabalho paraguaio.
Os dados são apresentados pelo governo como reflexo do aumento dos investimentos, da expansão das empresas e dos esforços para formalizar micro, pequenas e médias empresas.









