A Prefeitura de Foz do Iguaçu apresentou nesta quarta-feira (27), durante audiência pública na Câmara Municipal, a prestação de contas dos quatro primeiros meses de 2026. O cenário financeiro do município já preocupa a equipe econômica.
Segundo o diretor de Gestão Orçamentária, Darlei Finkler, o crescimento das receitas tem sido baixo nos últimos meses, enquanto as despesas obrigatórias seguem aumentando.
“Esse é um cenário de preocupação, porque as receitas estão crescendo muito pouco nos últimos oito meses. Estamos em um crescimento pequeno de receita em comparação ao aumento das despesas obrigatórias”, afirmou.
De acordo com Finkler, a situação não é exclusiva de Foz do Iguaçu e também afeta outros municípios do Paraná. Ele atribui o problema ao baixo crescimento do PIB, à retração econômica, à redução do consumo das famílias e ao aumento do endividamento.
Entre as receitas mais afetadas está a cota-parte do IPVA, impactada pela redução de 45% na tarifa promovida pelo Governo do Paraná em 2025.
A arrecadação do IPTU também apresentou queda. Segundo a prefeitura, a redução ocorreu após a ampliação das opções de parcelamento para os contribuintes.
A administração municipal reforçou que o momento exige cautela e acompanhamento constante das contas públicas.









