Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Com menos moradores, Foz do Iguaçu pode perder parcela de recursos da União

Por Vinícius Ferreira
30 agosto, 2018
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: Marcos Labanca

Parece que ninguém levou muito a sério a notícia de que estimativa do IBGE mostrou queda na população de Foz do Iguaçu.

Mas o problema é que, com isso, Foz está entre as 135 cidades do interior do Brasil que poderão receber menos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado exatamente em cima da estimativa populacional pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Notícias Relacionadas

Saiba quanto já foi arrecadado com RecuperaFoz (Refis)

Ratinho Jr. inaugura amanhã (11) acesso à Ponte da Integração

Formatura certifica 346 pessoas privadas de liberdade em Foz do Iguaçu

Pela projeção, Foz do Iguaçu tem 258.824 habitantes, número 1,9% inferior à estimativa feita pelo IBGE no ano passado, que foi de 264.044 pessoas.

A Confederação Nacional dos Municípios analisou os números e avaliou que, enquanto esses 135 municípios vão perder parte dos recursos, outros 105 municípios tiveram aumento da população e, por consequência, vai crescer também o coeficiente usado para calcular a cota do FPM. Traduzindo: mais verbas da União do que no ano passado.

De acordo com os dados da Confederação, 5.330 municípios mantiveram o coeficiente de 2017.

O prazo para as prefeituras contestarem a estimativa populacional, junto ao IBGE, vai até dia 17 de setembro. Então, se há dúvidas sobre a queda do número de moradores, a Prefeitura de Foz deve apresentar uma avaliação técnica sobre isso até aquela data.

Base de cálculo

Os dados do IBGE servem como base dos cálculos feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o percentual do repasse obrigatório de recursos da União para cada município do país. A previsão da transferência financeira é prevista na Constituição Federal para todas as cidades e capitais, incluindo o Distrito Federal.

A maioria das cidades que foram impactadas com redução do coeficiente está na Bahia, Minas Gerais e Paraná e grande parte dos municípios que apresentaram aumento do coeficiente do FPM está nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Confederação destaca que existem ainda 268 municípios que estão próximos das faixas de mudança do FPM (diferença de até 500 habitantes). O CNM alerta que os gestores municipais podem contestar a estimativa populacional até o dia 17 de setembro junto ao IBGE para tentar aumentar sua população e seus coeficientes para o próximo ano.

A lista de municípios que sofreram mudanças no coeficiente para 2019 ainda será confirmada pelo TCU. Na distribuição dos recursos, o Tribunal considera a divisão dos municípios em três classes: 10% são destinados para as capitais dos estados e o Distrito Federal, 3,6% para reserva (cidades com mais de 142,6 mil habitantes) e 86,4% para cidades do interior.

A projeção mais recente do IBGE aponta que a população brasileira passou de 208,4 milhões, o que representa aumento de 0,38% em relação a 2017. No entanto, mais da metade (52,7%) dos 5.570 municípios brasileiros sofreram redução no número de habitantes, por alterações nas fronteiras das cidades, entre outros motivos.

Confira a matéria do Não Viu? sobre a perda de população: https://goo.gl/jcsn9T

(Com informações da Agência Brasil)

Tags: Cidade
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Vereador propõe a criação da semana dos carros antigos em Foz

2 abril, 2019
127
Notícia

Fotos do dia: estão melhorando a pista de caminhada da Avenida Paraná

2 abril, 2019
390
Notícia

Palestra de negócios em Foz abordará atendimento competitivo

2 abril, 2019
105
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
O ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, visitou a quarta-feira (03) o Parque Industrial Pradera Alta, em Hohenau, onde a fábrica será construída. Foto: divulgação/MIC

Paraguai se torna novo polo exportador de camarão processado para EUA e Europa

5 dezembro, 2025
3
Foto: PPPR

Formatura certifica 346 pessoas privadas de liberdade em Foz do Iguaçu

10 dezembro, 2025
1
Foto: divulgação

Ponte da Amizade terá Pare e Siga entre hoje à noite e amanhã

9 dezembro, 2025
1
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Confira os 30 medicamentos proibidos pela Anvisa

9 dezembro, 2025
1
Foto: Pixabay

Temperaturas amenas e chuva

8 dezembro, 2025
1

Notícias Populares

  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

    Queda brusca de temperatura e muita chuva

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Paraguai se torna novo polo exportador de camarão processado para EUA e Europa

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Laranjeiras do Sul tem uma nova milionária

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Veja a Ponte de Guaratuba quase pronta

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vende-se legalmente animais silvestres no Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais