O jornalista Cláudio Humberto, informa nesta terça-feira, 20 de janeiro, na sua coluna no site Diário do Poder, que Lula boicotou o acordo do Mercosul com ciúmes do presidente paraguaio, Santiago Peña, porque queria assinar o documento quando presidia o bloco.
Segundo Cláudio Humberto, o petista também estaria com raiva de Peña por que o Paraguai está negociando com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o uso de parte da energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu para instalar datacenters no país vizinho.
“Lula não quer ver Peña nem vestindo camisa do PT”, ironizou um diplomata brasileiro para o colunista.
Lula também está enciumado porque mais de 200 indústrias trocaram o Brasil pelo Paraguai, atraídas pela elogiada política econômica de Peña, que cobra impostos bem mais justos do que os cobrados no Brasil.



