Menos de uma semana após ser liberada para o tráfego, 10.044 veículos já utilizaram a Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, de acordo com levantamento do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/PR).
A obra, executada em parceria pelo Governo do Estado e a Itaipu Binacional, foi entregue na última quinta-feira (11) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O movimento na nova via ajuda a reduzir o fluxo de veículos pesados do Centro da cidade.
A conclusão do empreendimento tem 14,7 quilômetros de extensão e liga a BR-277 à Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que será liberada para uso assim que Receita Federal e forças federais terminarem de se instalar.
A ideia de sua construção é desafogar o intenso fluxo, principalmente de caminhões, da Ponte da Amizade, atualmente a fronteira mais movimentada do País.
O investimento total atualizado ultrapassou R$ 443,9 milhões, sendo que aproximadamente R$ 86,8 milhões foram aplicados pelo Governo do Paraná, via Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil). A execução e fiscalização da obra ficou a cargo do DER/PR.
A nova perimetral integra um pacote de intervenções realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Itaipu Binacional na infraestrutura de Foz do Iguaçu.
O conjunto inclui a própria Ponte da Integração, já concluída; a duplicação da Avenida das Cataratas, em andamento; e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional, atualmente uma das maiores do Brasil.



