Direção Nacional de Migração aumentou a fiscalização de controle migratório durante o período de maior movimento turístico, marcado pelo fim de ano e feriados.
Esse reforço visa garantir um trânsito mais seguro, organizado e eficiente nas principais passagens de fronteira do país, especialmente considerando o aumento de excursões e viagens de fim de ano para o Brasil e a Argentina, afirmou o diretor Jorge Kronawetter.
Além de reforçar o efetivo nos principais postos, as verificações aleatórias foram reativadas nas proximidades da Ponte da Amizade Internacional, a fim de fortalecer a presença institucional na passagem de fronteira mais movimentada, no âmbito do regime de livre trânsito com o Brasil.
A instituição lembra que, embora o registro de imigração não seja obrigatório no regime de livre trânsito entre as cidades-irmãs do Paraguai e do Brasil, isso não isenta os viajantes, nacionais ou estrangeiros, de portarem a documentação necessária para a circulação internacional.
Esclarece ainda que o regime de livre trânsito só se aplica quando a pessoa entra e sai pelo mesmo posto de fronteira.
Se um turista estrangeiro entrar no país pela Ponte da Amizade ou por outra passagem de fronteira autorizada por este sistema e decidir sair por um posto de imigração diferente, deverá registar a sua entrada para obter o respetivo comprovativo de entrada.
Caso contrário, estará sujeito à multa prevista para a falta de registo de entrada.










