O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram, na última sexta-feira (31), o Decreto 12.706 que prevê a desapropriação do imóvel hoje utilizado pela UNILA no Jardim Universitário (JU).
Com isso, o imóvel, que foi a sede a Uniamérica, passa a ser de propriedade da União para uso da Universidade após a conclusão do processo, que deve correr em caráter de urgência.
Por meio do decreto, a UNILA está autorizada a promover e executar a desapropriação, com recursos próprios.
O valor disponível para isso é de R$ 65 milhões, recursos já repassados à UNILA pela Itaipu Binacional, por meio de convênio, aprovado pelo Conselho Universitário.
As negociações para a desapropriação e aquisição do imóvel tiveram início há dois anos.
A UNILA utiliza o prédio há mais de 10 anos para atividades de ensino, pesquisa e extensão, pagando um aluguel no valor mensal de R$ 426.233,33.
O edifício central, restaurante universitário e o edifício do ginásio somam 19.363 metros quadrados e o terreno, 73.381,32 metros quadrados.
Ali estão 27 salas de aulas, 46 laboratórios de ensino, 25 laboratórios de pesquisa, 7 laboratórios para práticas, biblioteca, ginásio de esportes, auditório e outras instalações, totalizando 230 espaços em uso.










