Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

29 de abril, um dia pra pensar além da etiqueta da grife. Foz adere ao “Fashion Revolution Day”

Por Vinícius Ferreira
19 abril, 2018
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Em 90 países, inclusive o Brasil, 24 de abril é o Fashion Revolution Day, ou “dia da revolução da moda”. Dia para incentivar “o consumo consciente da moda”.

Em Foz, a data será lembrada no dia 29, um domingo, em evento no Tetris Container Hostel. Mas vamos, primeiro, falar um pouco sobre essa “revolução” e como nasceu.

Notícias Relacionadas

Casas da Itaipu à venda com 25% de desconto já podem ser visitadas

Prepare-se! Anote as datas de pagamento do IPVA 2026 no Paraná

Em meio às festas de fim de ano, Silva e Luna demite diretor-presidente da Fundação Cultura

Quando você compra uma roupa, preocupa-se só que seja de grife ou olha a etiqueta e procura saber onde e, depois, por quem foi fabricada e em que condições?

Na etiqueta, está lá: Bangladesh, Paquistão, Vietnam, Índia, Brasil… e por aí vai. A grife é europeia, americana, a fábrica fica quase sempre no terceiro mundo.

A roupa que custa tão caro pra nós rende uma miséria para quem produz, muitas vezes em condições inadequadas de trabalho ou até em regime análogo à escravidão. Até crianças entram na fabricação. Muitas, por sinal. O número é calculado em 250 milhões, mais que a população do Brasil inteiro.

Tragédia

O movimento Fashion Revolution Day, que hoje está em 90 países, foi criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013. O acidente deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.

Naquele edifício de Bangladesh funcionavam diversas confecções, que produziam para as marcas mais famosas do planeta.

A tragédia demonstrou que a grife que a gente compra deve ser responsável pela situação de toda a cadeia produtiva, e não só pelo balcão da loja de roupas finas.

O movimento tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável.

“Queremos que as pessoas sejam mais conscientes e exijam transparência sobre a confecção do produto. Queremos que as marcas façam uma reformulação na produção da roupa, tanto social quanto ambiental, e que as marcas e os consumidores também se preocupem com o descarte correto”, explica Tatiane Rafagnin, coordenadora local e conselheira do Fashion Revolution Brasil.

A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, explica: “Esperamos que o Fashion Revolution inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

Na cidade

Em Foz, a programação especial para 29 de abril começa às 15h no Tetris Container Hostel. Haverá uma série de atrações, incluindo feira de trocas, oficinas de Upcycling e Armário Consciente, exibição de documentário, feirinha de produtos veganos, exposições e apresentações musicais.

Durante o evento, as pessoas também serão convidadas a tirar fotos das etiquetas e questionar as marcas sobre a origem do vestuário.

É a segunda edição do Fashion Revolution em Foz. A primeira, no ano passado, foi no Hostel Poesia. Este ano, o evento tem o apoio do Tetris Container Hostel e parceria do curso de Design de Moda da UDC.

Serviço
Fashion Revolution Day
Evento: dia 29 de abril
Horário: 15h às 21h
Local: Tetris Container Hostel (Avenida das Cataratas, 639)
Programação no Facebook: https://www.facebook.com/events/919173718242163

Tags: Geral
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Fotos do dia 2: desabamento de mercado

10 janeiro, 2019
976
Notícia

PTI começa o ano com três grandes obras em andamento. Veja quais são

3 janeiro, 2019
139
Notícia

Prefeito Chico Brasileiro reajusta os preços dos sepultamentos. São de “cortar a alma”

26 dezembro, 2018
118
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: Pixabay

Confira o calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

5 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: Pixabay

Spray de pimenta pode ser instrumento de proteção feminina no Paraná

9 dezembro, 2025
2
Foto: Emerson Dias/Prefeitura Londrina

Guinness: Paraná tem o maior Papai Noel e o menor cemitério do mundo

8 dezembro, 2025
1
Foto: divulgação

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais com coleta em Foz

8 dezembro, 2025
2
Foto ilustrativa: Pixabay

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

4 dezembro, 2025
2

Notícias Populares

  • Foto do local do tiroteio: divulgação

    Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Paraguai se torna novo polo exportador de camarão processado para EUA e Europa

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Projeto de Lei em Foz quer facilitar retorno de moradores de rua aos municípios de origem

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Spray de pimenta pode ser instrumento de proteção feminina no Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais